Cultura de Honestidade nas Organizações: A Importância da Segurança Psicológica

Em pesquisas sobre honestidade organizacional, líderes frequentemente buscam formas de incentivar a franqueza entre os membros de suas equipes. É comum que, à medida que se sobe na hierarquia, as informações e opiniões recebidas sejam mais polidas e elogiosas. Como criar um ambiente que acolhe vozes discordantes?

A importância da segurança psicológica

A “voz do funcionário” — condições nas quais as pessoas se sentem à vontade para expressar opiniões sobre problemas e oferecer ideias — é estudada há décadas. Desastres como os dos ônibus espaciais Challenger e Columbia, e os problemas dos aviões 737 Max da Boeing, poderiam ter sido evitados se alguém tivesse se manifestado ou sido ouvido.

O elemento crítico para que os funcionários usem sua voz é a segurança psicológica. Popularizada por Amy Edmondson, da Harvard Business School, trata-se da capacidade de se sentir seguro ao admitir falhas, oferecer feedback difícil e compartilhar ideias sem medo de retaliação. Sua importância para o alto desempenho está bem documentada, enquanto a falta dela pode levar a desastres.

No entanto, dados da McKinsey mostram que apenas 26% dos líderes desenvolvem as habilidades necessárias para criar segurança psicológica em suas equipes.

Como líderes fingem segurança psicológica

Infelizmente, versões falsas de segurança psicológica são comuns. Embora a maioria dos líderes queira incentivar a expressão de opiniões, sua ambivalência pode levar a uma segurança psicológica performática.

Fingir incerteza

Reconhecer quando não se sabe algo é uma forma eficaz de incentivar outras vozes. No entanto, fingir não saber algo é contraproducente e pior do que fingir saber tudo.

Pedir feedback sem agir

Solicitar feedback, ouvir graciosamente e agir é vital para a segurança psicológica. Muitos líderes abordam esse processo de maneira que garantem nunca receber feedback genuíno.

Responder ao fracasso com compaixão artificial

Responder ao fracasso requer responsabilidade cuidadosa e correção dos erros. Reações emocionais como surpresa, pânico e raiva dificultam centrar respostas em curiosidade e compaixão, criando comportamentos prejudiciais.

Querer o melhor dos dois mundos

Líderes desejam harmonia e um ambiente seguro, mas também querem que todas as vozes sejam ouvidas. A única forma de alcançar harmonia e equilíbrio é através do desacordo e do desconforto emocional. Persistir nessa jornada cria verdadeira segurança psicológica.

Construindo uma cultura de honestidade

Para prevenir desastres e fomentar um ambiente onde a equipe se sinta à vontade para expressar opiniões, é crucial construir uma cultura de honestidade e segurança psicológica. Embora muitos líderes queiram criar essa segurança, há uma lacuna significativa entre intenção e implementação. Dados da McKinsey mostram que esse é um desafio global, e os líderes brasileiros podem se beneficiar ao enfrentar esses obstáculos.

Incentive a verdadeira incerteza

Reconheça honestamente quando não souber algo. Isso cria um ambiente seguro para que os outros ofereçam suas opiniões.

Aja com honestidade ao solicitar feedback

Solicite feedback genuíno e aja com base nele. Isso demonstra compromisso com a segurança psicológica.

Responda ao fracasso com compaixão e responsabilidade

Mostre compaixão e responsabilidade ao responder ao fracasso. Proteja a dignidade das pessoas e corrija os erros para evitar repetições.

Conclusão

Construir uma cultura de honestidade e segurança psicológica é crucial para prevenir desastres e criar um ambiente colaborativo. Líderes devem enfrentar os desafios de frente, incentivando a verdadeira incerteza, agindo honestamente e respondendo ao fracasso com compaixão.

Referências: Harvard Business Review

A Wilu é uma startup de bem-estar e saúde mental que ajuda pessoas a encontrarem equilíbrio entre vida e trabalho, oferecendo serviços personalizados. Oferecer bem-estar aos colaboradores é um investimento que pode transformar a cultura da sua empresa. Agende uma conversa para saber mais.


Mais posts

Sobrecarga mental

Related posts: Liberando o poder da mente com Dr. Joe Dispenza Criando o ambiente ideal para um sono reparador: Seu guia para uma boa noite