Bem-estar e Sexualidade

Libido baixa, falta de desejo sexual e de interesse no sexo são algumas das maiores queixas que escuto de mulheres. E não as culpo. Ser mulher está longe de ser fácil em uma sociedade patriarcal. A pressão que nos impomos definitivamente dificulta bastante.

A importância da sexualidade feminina

Acredito que o processo de toda mulher passa por entender sua sexualidade como fonte de autocuidado.
Explico: a sexualidade feminina é algo muito maior e mais perigoso para o patriarcado do que o ato sexual em si. Por isso, focaram na repressão da mesma para controlar e manipular metade da população. A vagina, diferente do que acreditamos, é um mediador para diversos hormônios e neurotransmissores do bem-estar feminino. Dentre eles, Serotonina (hormônio da felicidade), Dopamina (neurotransmissor da autoconfiança e empoderamento), Endorfina (substância analgésica) e Ocitocina (a sensibilidade de nos conectar emocionalmente e empaticamente com as pessoas).

Como cuidar da sua sexualidade?

Para isso, é necessário um tempo de excitação e prazer. Mas como encontrar tempo em um mundo que nos exige produtividade, resultados, postura e pernas fechadas? Sempre digo que nada se tem, tudo se cultiva. Assim como na natureza, não adianta plantar morango e querer colher maçã. O mesmo ocorre com seu desejo sexual. Sua energia vital não é fonte inesgotável; ela precisa ser nutrida com práticas prazerosas, tempo para si, contato físico, descanso e sensação de auto realização.

Estratégias práticas

Portanto, não adianta trabalhar 8 horas por dia, fazer jornada dupla de filhos e casa, tomar um banho rápido, comer qualquer coisa e querer ter libido para entregar ao seu parceiro. Da mesma forma, não adianta se tocar com um vibrador na potência máxima, gozar em 5 segundos e achar que produziu todas as substâncias necessárias para seu bem-estar. É um ciclo, um alimenta o outro. Se você vem sentindo baixa autoestima, autoconfiança e cansaço, que tal separar umas horinhas para uma prática de auto prazer mais prolongada? Desde uma massagem até uma excitação genital sem pressa de chegar ao clímax.

Conexão com profissionais

Ou, se vem percebendo baixo desejo sexual, que tal fazer uma análise de como você vem investindo seu tempo e direcionar sua energia para práticas de autocuidado? O processo de autoconhecimento passa por despertar seu fogo interno. Na Wilu, você encontra profissionais que podem te orientar nesta jornada.

E aí? Por onde você vai começar?
Agende sua sessão de terapia sexual na Wilu e inicie sua jornada de autodescoberta e melhoria hoje mesmo.

Por: Bel

Mais posts

Sobrecarga mental

Related posts: Liberando o poder da mente com Dr. Joe Dispenza Criando o ambiente ideal para um sono reparador: Seu guia para uma boa noite